domingo, 15 de abril de 2012

Validação topológica de uma base de ruas



Entendendo a topologia como as relações espaciais de vizinhança. Sua validação consiste na aplicação de regras. Essas regras são necessárias para a plena utilização de uma base de dados, no caso trataremos de uma base de eixos.
Para que se tenha uma ideia da importância desse processo, não é possível construir uma rede geometria sem validação topológica previa dos dados envolvidos, posso citar como exemplo de rede geométrica, um sistema de roterização, uma rede de distribuição de água ou uma rede de coleta de esgoto.
Nesse post faço uma análise da base de eixos de São Paulo que o Centro de Estudos da Metrópole disponibilizada gratuitamente em seu site.
Sobre essa base apliquei três regras: não deve haver sobreposição de geometrias; não devem ser permitidas geometrias formadas por mais de uma parte; não deve haver geometrias com comprimento inferior a um metro, que é a tolerância que apliquei para esse caso, essas ocorrências geralmente estão relacionadas a erros de desenho.
Como resultado encontrei 99 ocorrências de sobreposições (overlaps), nenhuma ocorrência de geometrias compostas por mais de uma parte e 105 ocorrências de geometrias abaixo da tolerância. Esses erros devem ser analisados um a um, uma solução automática pode construir novos erros. O vídeo apresenta a resolução de um exemplo de cada tipo de inconsistência encontrada.
Mais detalhes sobre a construção do Geodatabase em:http://www.gis.unbc.ca/help/software/esri/Building_a_Geodatabase.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics